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Cores do layout influenciam decisões dos usuários

Todos os elementos presentes no layout do site da sua empresa precisam ser pensados estrategicamente para melhorar a usabilidade do site. Como os visitantes navegam pelas páginas de maneira intuitiva, é fundamental que os componentes do design tenham um visual atraente. Dentre esses fatores, as cores utilizadas podem ajudar a conquistar os internautas.

A influência das cores na hora da compra é bastante significativa, pois elas possuem um forte apelo emocional. As cores não são apenas vistas, elas também são sentidas. Além disso, cada tom apresenta um valor simbólico, responsável pela criação de significados.

Uma única cor pode provocar reações adversas em diferentes pessoas. Isso se deve ao fato de cada um ter passado por experiências de vida específicas, o que faz com que certas cores sejam associadas a sentimentos particulares e causem mudanças no humor e no desempenho do usuário.

Apesar de cada cor exercer uma influencia diferente, há um consenso em relação aos significados associados com frequência às principais tonalidades usadas em design. Confira abaixo qual a representação de determinadas cores e aplique esses conhecimentos no layout do seu site.

Aceita - Representação das Cores

Aceita – Representação das Cores

1. Azul

Você já notou como o azul está presente em sua vida? A popularidade dessa cor se estende a produtos e até aos tons usados na internet. Se você deseja passar a imagem de estabilidade financeira e profissionalismo, o azul é a cor ideal, principalmente o escuro. Por ser uma cor com ampla aceitação, o azul faz sucesso na web, pois ele costuma ser ligado a segurança, tecnologia, organização e fidelidade.

2. Verde

Geralmente, o verde é associado à natureza. No caso do design de páginas, essa tonalidade pode ser vantajosa para empresas que querem deixar seus visitantes mais calmos durante a navegação. Além disso, o verde também é ligado a dinheiro e renovação em algumas culturas.

3. Amarelo

Como o amarelo deixa as pessoas mais otimistas, alegres e agitadas, você pode usar a cor em pontos específicos do seu site. Dependendo do jeito que o amarelo é usado, ele pode se tornar uma ótima ferramenta de atração, chamando a atenção de clientes em potencial.

4. Vermelho

O estímulo provocado pelo vermelho é enorme, principalmente para adultos. Por isso, essa cor é mais indicada para produtos e serviços destinados ao público adulto. Paixão, poder, energia e sangue são alguns elementos com os quais o vermelho é associado.

5. Laranja

O diferencial do laranja é que ele contribui para fazer produtos parecerem mais baratos, pois essa está relacionada ao equilíbrio. Portanto, ela fica bem em anúncios de promoções e outras estratégias que direcionem o pensamento do cliente para o preço.

6. Branco

Precisão, transparência e tranquilidade são facilmente ligadas ao branco. Caso você queira que suas páginas passem uma sensação de estabilidade, essa cor é perfeita para você.

7. Preto

Por ter um ar mais carregado, com uma atmosfera de mistério, não é recomendável abusar do preto em layouts. Você pode diluir o preto ao combiná-lo com outras cores brilhantes.

Independente da cor escolhida, lembre-se de que cada elemento deve ser avaliado para formar um conjunto agradável, desde a cor das letras até o fundo do site. Ao fazer combinações de tons, certifique-se de que existe harmonia entre eles e só use cores que tenham relação com a sua empresa e a imagem que ela quer passar aos visitantes.

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