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Diferenças entre tópicos naturais e artificiais no Twitter

Se você utiliza o Twitter com regularidade, já deve ter notado que os Trending Topics (TT) apresentam cada vez mais um caráter publicitário. Se no início os principais tópicos abordados pelos usuários refletiam espontaneamente os assuntos mais comentados do momento, agora ocorre uma divisão entre os temas que surgem de forma espontânea e os que são criados para esse intuito.

ACEITA - Buzz Espontâneo

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Os tópicos que surgem naturalmente são conhecidos como “orgânicos”, pois eles não são fabricados e mostram quais são os assuntos de maior interesse para a população em certo período. Dessa forma, os usuários ficam sabendo quais são as principais novidades do mundo e as tendências em diversos setores.

Em contrapartida, os tópicos planejados são denominados “artificiais”. Esse tipo de TT pode figurar entre os assuntos mais tweetados de várias maneiras. A primeira delas está relacionada a grupos de pessoas com interesses comuns, que se organizam e criam hashtags para que determinado assunto faça sucesso no microblog. É muito comum ver fãs de artistas fazendo movimentos que conseguem destaque entre os Trending Topics.

Outra forma de tópicos “artificiais” é a divulgação de produtos, serviços, campanhas, promoções e várias ações diferentes ligadas a uma marca. Esse tipo de promoção pode ser muito vantajosa para empresas que utilizam a rede social como plataforma de trabalho, pois a visibilidade que o assunto pode tomar atinge proporções enormes, inclusive tornando-se viral por toda a internet, dependendo da repercussão.

Se o seu negócio deseja gerar buzz em torno de um lançamento, a criação de barulho no Twitter pode ser uma forma eficaz de conseguir atingir seu objetivo. No atual panorama dos Trending Topics, chamam mais atenção os assuntos cuja divulgação é mais ferrenha. Por ter se tornado uma espécie de vitrine para que empresas divulguem seus produtos, o Twitter acaba destacando os grupos organizados em detrimento de um buzz espontâneo.

Empresas que não querem ficar em desvantagem diante dessa realidade devem aproveitar todo o potencial da plataforma. Por isso, é necessário que a promoção de um tema seja feita de modo organizado e com participação massiva dos seguidores. Hashtags, retweets constantes e links relevantes ajudam sua empresa a conquistar uma visibilidade ainda maior, destacando-se em comparação com a concorrência.

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