ACEITA – Mídias Sociais em tempo Real

Icon

Monitoramento de Marca – Mídias Sociais

Mídia online e offline: convivência saudável

É fato que muitas empresas sobrevivem hoje apenas no universo virtual. A flexibilidade da internet, aliada à sua grande possibilidade de alcance do público convenceu muita gente a fazer dos canais cibernéticos o seu negócio. Isso funciona muito bem para empresas de tecnologia, desenvolvimento de produtos online ou mesmo de lojas virtuais, mas algumas áreas ainda dependem da mídia tradicional e essa transição para as mídias sociais parece mais complexa.

ACEITA - Ações de Guerrilha

ACEITA - Ações de Guerrilha

Na realidade “complexa” não é a palavra certa. A melhor definição para essa dificuldade é a pura falta de conhecimento. Afinal, as mídias offline dominaram o mercado por décadas, fazendo com que muitas empresas conquistassem o respeito e a confiança do público bem antes de a internet fazer parte de nossas vidas. Mas como a tendência hoje é estar na web mesmo sem querer, o melhor é dançar conforme a música, o que não significa que a empresa tenha que abrir mão de toda a estratégia de sucesso que a acompanhou nos últimos anos.

O ideal é sempre partir para a adaptação. Não precisa largar o marketing offline, nem tampouco evitar o online quando há a possibilidade de fazer as duas estratégias caminharem juntas. Vale lembrar apenas que para que isso funcione é fundamental encarar os dois mercados de forma distinta: a pesquisa e o planejamento devem ser exclusivamente desenvolvidos para cada área. Isso porque o público nem sempre é o mesmo e, quando é, não se comporta da mesma forma quando comparamos seu perfil de consumo em uma loja física e virtual.

O que mais tem surtido efeito atualmente são as campanhas que integram todas as mídias mais relevantes para o seu objetivo. Ou seja, muitas empresas estão aderindo à internet como um complemento da ação promocional, ou levando os “virtuais” para o plano físico com ações coletivas. Um exemplo é a campanha da Olympicus, que estimulou o público nas redes com a campanha “Adote 1 metro” e com isso levou centenas de pessoas à Maratona do Rio recentemente.

Ações de guerrilha também são visadas na integração com as redes sociais e rendem bons frutos quando pensadas para atuarem como complemento uma da outra. O principal aqui é frisar que a internet não surgiu para decretar a morte da mídia tradicional, mas sim para trazer um novo conceito de interatividade como único objetivo de agregar ainda mais valor à sua marca.

Filed under: Mídias Sociais, , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: