ACEITA – Mídias Sociais em tempo Real

Icon

Monitoramento de Marca – Mídias Sociais

O que não se resolve com marketing social

Por mais que falemos aqui sobre as tendências do marketing com o advento das mídias sociais e todas as vantagens que os empresários podem ter ao inserir sua marca no meio digital, é evidente que nem tudo se resolve com algumas ações na internet. Na expectativa de que tudo mude com um simples clique, alguns mitos se formaram nesse meio e hoje vamos desvendá-los para você.

O primeiro e grande mito é aquele que no mercado tradicional já se confirma há muito tempo, mas que, ao que tudo indica, precisa ser reforçado também para as práticas na web. Trata-se da ausência de uma estratégia realmente pensada para os negócios.

ACEITA - Ações De Marketing

ACEITA - Ações De Marketing

Assim como em uma empresa física, se você entrar nas redes apenas com algumas peças soltas e publicidade esporádica em alguns canais, a coisa não vai ter efeito. Acredite, você precisa de um bom planejamento para que tudo seja interligado. Ao lançar uma campanha viral, você precisa criar uma base que justifique a ação – as pessoas não vão comprar mais apenas porque viram um vídeo legal sobre o seu produto.

Também não adianta apenas criar uma promoção no Twitter se não houver uma preocupação em fidelizar seu público. Você precisa ter em mente que, na internet, é necessário estar sempre em contato, trazendo conteúdo novo e criando novas conexões a fim de atrair um público acostumado a receber toneladas de informações o tempo inteiro. É por isso que você não deve abrir mão da pesquisa de mercado e do monitoramento, por mais visibilidade que tenha conquistado com esta ou aquela campanha isolada.

Outra frase famosa que deu origem ao segundo mito é “marketing na internet é de graça”. Primeiramente, com uma visão amadora podemos imaginar que sim. Porém, se você realmente quer apostar no crescimento da sua empresa como um todo, a internet só trará resultados com um investimento real. Ou seja, não é porque a internet é livre que qualquer pessoa pode desenvolver ações de sucesso. Em casos isolados podemos até ver alguns resultados, mas de modo geral é preciso contar com uma equipe de profissionais qualificados, que desenvolverão estratégias e acompanhamento contínuo do trabalho desenvolvido nas mídias sociais no intuito de definir qual é a melhor forma de fazer seu negócio ter maior visibilidade e retorno a médio e longo prazo. Isso não é de graça.

Por fim, se a sua empresa é nova no mercado, ou se a concorrência é pesada e você não sente resultado nas suas ações de marketing, é comum acreditar que resolveria tudo se você pudesse pagar uma empresa para “cuidar disso” não é? Pois é assim que nasce o terceiro mito. Apesar de boa parte da estratégia depender do social media, em muitos casos a situação exige tomada de novas atitudes por parte da própria empresa. Ou seja, talvez você tenha que desenvolver um sistema de pagamento online mais eficaz ou contratar equipe especializada para o atendimento virtual – isso apenas para citar alguns exemplos mais comuns.

Para entender o porquê, basta imaginar que você tem uma loja física que está sendo engolida pela concorrência. Não adianta apenas contratar uma agência publicitária e esperar sua empresa vender mais. Você pode estar com falhas na comunicação, pode precisar de apoio na capacitação de profissionais ou mesmo na administração. Qualquer um desses problemas pode levar você a perder clientes e não dependem de uma agência para serem solucionados. Na internet funciona da mesma forma: se o seu negócio não anda bem, repense suas estratégias de marketing em conjunto com todo o plano de gerenciamento.

Filed under: Mídias Sociais, , , , , , , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: