ACEITA – Mídias Sociais em tempo Real

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Monitoramento de Marca – Mídias Sociais

Conheça todo o universo de interesse do seu público

Existem dois tipos de públicos distintos na internet. Um deles, em menor grupo, corresponde àquelas pessoas que acessam determinados sites em busca de algum produto específico. Em geral esse grupo já sabe o que quer, apenas precisa encontrar – entende-se aí que sairá na frente quem tiver um bom preço, boa relação custo-benefício, facilidades de pagamento e bons serviços de entrega.

Mas há outro grupo, muito maior do que o anterior, composto por uma massa que usa a internet como meio de informação. E aqui não falamos apenas de sites de notícias, mas de todo e qualquer recurso que traga algum tipo de conhecimento ao usuário. Seja sobre temas que lhe interessam, seja sobre produtos e empresas. E é com esse grupo que muitos empresários precisam lidar.

Afinal, se você coloca sua empresa na internet, não deve esperar que todo mundo irá acessar seu site e comprar seus produtos de primeira, ou contratar seus serviços até. Inicialmente, ele vai querer conhecer mais sobre a empresa, sobre os benefícios que pode ter e, invariavelmente, sobre conceitos envolvendo suas propostas. Por exemplo, você tem uma pequena empresa que fabrica meia-calça feminina. Algumas pessoas podem conhecer sua marca e buscar na internet justamente por isso, mas muitas outras mulheres acessarão os sites e blogs porque querem descobrir se existe uma meia-calça que resiste à unha de gato, que alivia as dores provenientes da má circulação, ou ainda se existem produtos ambientalmente corretos nessa linha. Veja quantos universos se encontram em apenas um produto!

Para atrair esse público que ainda não se decidiu pela compra, você precisa usar a informação a seu favor. Dessa forma, o conteúdo utilizado na web pela sua empresa deve ser voltado para o interesse do público e não exclusivamente para o seu– que é o de vender meia-calça.

ACEITA - Pesquisa de Mercado

ACEITA - Pesquisa de Mercado

Como fazer isso? Faça uma pesquisa prévia de mercado, amplie seu foco para além do produto. Usando o exemplo da fábrica de meias, você pode definir o público-alvo básico: mulheres. Afine esse grupo de acordo com o perfil do seu produto, preço, nível de qualidade, especificações. Imaginemos então que você possa chegar a um público específico de mulheres com idade entre 20 e 40 anos, classes A e B, mães, empresárias ou profissionais de sucesso. Pronto, agora o que mais pode interessar mulheres com esse perfil? Não vá pelo achômetro, pesquise nas redes sociais, blogs e sites específicos, lance mão de todas as ferramentas de monitoramento para fazer o trabalho inverso: depois de afinar o perfil ao máximo, agora é a vez de abrir o leque de opções para explorar os temas relevantes para o seu público.

Assim você pode atrair essas consumidoras em potencial quando elas acessarem os sites de busca procurando matérias sobre celulite, ou sobre tendências de moda para o inverno, por exemplo, ao invés de se restringir a divulgação sobre meias. Além de se destacar diante da concorrência, você vai contribuir com conteúdo de relevância, ganhando a simpatia do público.

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